×
24 de maio de 2011

INMET reduz significativamente o tempo de processamento de mapas

Você precisa otimizar tempo e aumentar a qualidade no processamento de serviços e demandas internas de TI? Sim, seria a resposta dada há algum tempo atrás pelo Coordenador e Gerente da CSC (Coordenação de Sistemas de Comunicação) do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia.

O INMET, órgão subordinado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), há 100 anos provê informações da meteorologia e climatologia brasileira, representando inclusive o país na Organização Meteorológica Mundial (WMO).

O serviço com previsão civil atende especialmente à agricultura e tem sua sede em Brasília/DF. Segundo Carlos Alberto Lima Caribé Pinho, Gerente da CSC/INMET, os equipamentos de tecnologia tem um ciclo de vida estimado, dessa forma o Instituto procura fazer um planejamento de aproximadamente três anos com o objetivo de renovar parte do seu parque de servidores.

Caribé relatou que 2 ou 3 projetos estavam “com demanda reprimida e não tinham como atender e estavam no momento de fazer a mudança e renovação prevista de servidores, desativando os servidores que já estavam fora de garantia e com tecnologia ultrapassada“.

Isso poderia gerar uma parada sem o devido suporte e as aplicações vão se modificando, as necessidades vão se ampliando e a máquina antiga passa a não dar conta mais do serviço que há necessidade de crescimento a cada dia“, acrescentou o Gerente da CSC.

Foi nesse contexto que a Ata de Registro de Preços de servidores Dell da CPD Informática foi apresentada ao INMET e, segundo eles, veio em ótima hora.

Com a facilidade da adesão da Ata, o INMET passou a contar com 9 Servidores Dell  R710, equipamentos  de última geração fabricados pela Dell, parceira da CPD Informática.

José Mauro de Rezende, Coordenador da CSC  do INMET, informou que “a aquisição dos novos servidores reduziu de 4 horas para 40 minutos, o tempo de processamento dos mapas“. Segundo José Mauro “os mapas chegam mais rápido para o usuário“.

Ainda a respeito das novas aquisições, Caribé endossou: “A chegada das máquinas novas fez com que conseguíssemos atender a demanda reprimida em relação à capacidade de processamento, substituir a tecnologia antiga dos antigos servidores, por tecnologia bem nova e com garantia.

A CPD se mostrou extremamente solícita e a gente é muito grato com a forma como o consultor comercial conduziu o processo e fez com que as nossas necessidades fossem supridas não somente por aquilo que deveria ser que é o que estava registrado no RP mas a coisa foi além. A gente não tinha nenhum relacionamento comercial com a CPD e isso fez com que a empresa alcançasse o reconhecimento e status de parceiro, que é como a gente gosta de ter um relacionamento com os nossos fornecedores. Eu acho que é o que tem que ser dito. Nós estamos muito satisfeitos, a máquina é muito boa, nos surpreendeu a capacidade de processamento. O suporte da Dell tem nos atendido muito bem e a CPD continua nos atendendo bem e tem sido uma parceira que tem tentado se colocar sempre ao nosso lado

 

Para mais informações sobre Servidoresclique aqui.

Mais notícias

Conheça as melhores soluções de Gestão e TI

Agende uma visita com um de nossos Executivos de Negócios.

(61) 2104.3200

Fale conosco
CPD Informática 2015 © Todos os direitos reservados.