×
27 de maio de 2013

Desafios da Consumerização da TI

consumerizacaoA maneira como as pessoas se relacionam com a tecnologia no trabalho, dentro e fora da empresa, está mudando e provocando a chamada Consumerização da TI.

Segundo Paul D’Arcy, que atuou como Diretor Executivo de Marketing da Dell, a Consumerização (também conhecido como BYOD – Bring Your Own Device, ou Traga Seu Próprio Dispositivo, em português)  é uma evolução da tecnologia em que usuários utilizam – ou desejam utilizar – seus dispositivos eletrônicos pessoais (notebooks, smartphones, tablets), plataformas e aplicações em ambientes de computação corporativa.

Uma geração de novos profissionais que nasceram em meio à popularização de computadores pessoais e da internet ajudaram a alimentar a expansão do uso da tecnologia nos negócios e consequentes ganhos de produtividade.

Além disso, as mídias sociais que se tornaram um componente fundamental para o trabalho e colaboração corporativa, a utilização de novos dispositivos móveis e aplicativos que se proliferam e o aumento de funcionários que trabalham em regime home office contribuem para a consolidação desse novo paradigma. Por outro lado, as “tradicionais políticas corporativas sobre o uso do computador pessoal, segurança de dados e uso de aplicativos estão se tornando antiquadas rapidamente”.

Pesquisas apontam que esse fenômeno já atingiu o patamar para estabelecer a TI baseada no usuário, criando novas oportunidades e desafios, como revela o estudo patrocinado pela CA Technologies.

Acompanhando essa tendência, a consumerização também vem impactando órgãos governamentais, o que vem sendo considerado por muitos gestores públicos.

Nesse segmento os desafios são ainda maiores. Preocupações com confidencialidade e integridade das informações são frequentes quando se pretende, por exemplo, homologar novos dispositivos ou adotar aplicações na nuvem. Outro fator importante é que a infraestrutura precisa estar preparada para novas demandas de governança, conectividade e segurança que acompanham essas inovações.

A grande questão já não é mais se isso “vai pegar”, mas como gestores se adaptarão a essa nova realidade: resistindo à mudança ou abraçando-a de maneira responsável.

Conte conosco no fornecimento de soluções que lhe ajudarão a enfrentar os desafios  dessa tendência chamada Consumerização.

Com informações da:

‘Consumerização’ da TI atinge ponto para estabelecer a TI baseada no usuário – CA Technologies

Os desafios da consumerização no setor público – PromonLogicalis 

– CIO Strategies for Consumerization by Paul Darcy 2011 – Dell

Mais notícias

Conheça as melhores soluções de Gestão e TI

Agende uma visita com um de nossos Executivos de Negócios.

(61) 2104.3200

Fale conosco
CPD Informática 2015 © Todos os direitos reservados.