×
30 de agosto de 2016

Maioria das empresas investe em transformação digital mas desconsidera segurança

Pesquisa realizada pela Dell revela ainda que 85% dos profissionais ouvidos admitem que a área de segurança da informação deveria ter sido envolvida envolvida desde o início dos projetos

Estudo global realizado pela Dimensional Research, a pedido da Dell,identificou que a maioria (97%) dos 631 profissionais ouvidos tem investido em soluções voltadas à transformação digital dos negócios, como mobilidade, aplicações e infraestruturas em cloud e IoT (internet das coisas). No entanto, só 18% dizem que a área de segurança tem sido envolvida desde o início nesses projetos.

O estudo mostra ainda que, apesar de a segurança da informação não ser tratada como uma prioridade, 85% dos entrevistados reconhecem que se os profissionais da área estivessem envolvidos desde o início nos projetos ligados à transformação digital, a segurança poderia ser melhor aproveitada nos projetos.

Além disso, dos entrevistados, só 27% descrevem que suas companhias estão no ‘meio da transformação digital’, embora 72% reportam que estão trabalhando em projetos de mobilidade, 68% na área de cloud computing e 37% já trabalham com IoT – temas classificados pela Dell como “transformação digital”.

Hacker_625

Quando questionados sobre as tecnologias associadas à segurança digital, 96% dos executivos de TI entrevistados afirmaram que essa questão representa um desafio por diversos fatores, incluindo: falta de recursos; riscos relacionados às brechas de segurança; dificuldade de encontrar o balanço correto entre a segurança e a produtividade dos profissionais; e falta de controle.

Para 85% dos entrevistados, os profissionais que trabalham nas empresas enxergam as equipes que cuidam da segurança da informação como uma barreira aos projetos de transformação, mas o mesmo percentual (85%) reconhece a segurança como a tecnologia mais necessária no futuro e 55% admitem que têm planos específicos de adoção de soluções nessa área.

“A pesquisa confirma nossa percepção de que as empresas reconhecem a segurança como um fator chave no processo de transformação digital, na medida em que esse modelo expõe o negócio a novos riscos, mas nem sempre têm tido o cuidado adequado com essa questão”, avalia Vladimir Alem, gerente de marketing da Dell para América Latina.

Por fim, o levantamento identificou que 76% dos respondentes afirmam acreditar que a segurança da informação foi implementada de forma tardia nas iniciativas de transformação digital, enquanto 85% dizem que os times de negócios evitam o engajamento com as equipes de segurança da informação por receio de terem suas iniciativas bloqueadas. Ao mesmo tempo, 63% acreditam que essas preocupações não têm fundamento.

Fonte: CIO

Mais notícias

Conheça as melhores soluções de Gestão e TI

Agende uma visita com um de nossos Executivos de Negócios.

(61) 2104.3200

Fale conosco
CPD Informática 2015 © Todos os direitos reservados.