×
26 de março de 2012

TI Verde e compras sustentáveis

Leandro Ambrosio*

Torna-se cada vez mais ampla e universal a preocupação das organizações com relação ao assunto sustentabilidade e impactos ambientais. Uma prática equivocada recorrente de algumas empresas, o greenwashing (maquiagem verde), considera apenas a imagem da organização – publicidade – ignorando um princípio importante da sustentabilidade: a revisão de todos os processos organizacionais sob os aspectos econômico, social e ambiental.

A curto prazo, incluir o tema na agenda da empresa pode significar empenhar grandes esforços e investimentos, mas a longo prazo objetivos como aumento de desempenho e eficiência, redução de consumo de energia, de desperdício e de emissão de gás carbônico, além de controle maior sobre processos podem ser atingidos resultando em ganhos financeiros muitos maiores.

A crescente valorização do tema pressiona também os departamentos de Tecnologia da Informação a seguirem essa tendência global. É possível contar hoje com equipamentos que consomem menos energia, sendo fabricados com insumos menos poluentes, além de softwares de gerenciamento de sustentabilidade e energia. O portfólio sustentável em TI vem se consolidando cada vez mais.

Atuamos no mercado de TI com fornecedores de renome, que vêm investindo pesado em inovação, podendo oferecer produtos modernos que  procuram reduzir impactos na produção dos mesmos e oferecem programa de reciclagem a consumidores.

A Dell, nossa principal parceira em hardware, é a segunda colocada no ranking de boas práticas das principais empresas do setor, segundo o Guia de Eletrônicos Verdes 2011, elaborado pelo Greenpeace. Em parceria com ela, oferecemos equipamentos e soluções de TI de qualidade e eficiência capazes de assegurar que tenham consumo energético otimizado, que usem  recursos apenas quando necessário. Com as soluções Dell KACE, por exemplo, é possível economizar tempo e dinheiro da empresa com recursos simples e abrangentes. A KACE é uma família de soluções de gerenciamento e implantação de sistemas recém lançada pela Dell.

Já com a CA Technologies, nossa principal parceira em software, somos capazes de oferecer soluções/softwares de gerenciamento de energia e sustentabilidade de nível empresarial projetadas para aumentar a eficiência energética e diminuir os custos operacionais. Algumas das soluções de Gerenciamento de Energia e Sustentabilidade, tais como ecoSoftware, ecoGovernance e ecoMeter,  permitem, por exemplo, medir com precisão, avaliar e relatar o seu impacto ambiental e o desempenho ou ainda informar sobre energia, água, resíduos e carbono, além de monitorar a energia em centro de dados e edifícios e gerir mais eficazmente os programas de sustentabilidade.

Por outro lado, os consumidores também têm exigido mais dos fabricantes. O mercado tem demandado compras e contratações verdes, nos mais variados seguimentos, tanto privado como público.

O Governo Federal, através do Ministério do Planejamento, vem desenvolvendo o Programa de Contratações Públicas Sustentáveis, que prioriza a sustentabilidade nas contratações públicas. Como incentivo à adoção de práticas dessa natureza, o programa premia editais e equipes sustentáveis.

Conheça mais sobre o projeto, clique aqui.

O assunto TI Verde não é tão recente, embora não seja tão popular no Brasil. Ainda assim, vem sendo construído o consenso de que algo pode ser feito pelo meio ambiente e potencialmente permitir que recursos possam ser economizados. As empresas podem desenvolver sua capacidade em gerir seus ativos tecnológicos de forma eficiente, mantendo o equilíbrio com a sociedade e o meio ambiente.

 

Conheça a Calculadora de economia energética Dell KACE, clique aqui.

 

* Assessor de Comunicação e Marketing da CPD Informática.

 

Mais notícias

Conheça as melhores soluções de Gestão e TI

Agende uma visita com um de nossos Executivos de Negócios.

(61) 2104.3200

Fale conosco
CPD Informática 2015 © Todos os direitos reservados.