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11 de julho de 2011

Uma Governança de TI boa e eficaz – parte 3

Marcos Alessandro Siqueira*

Políticas claras

Os profissionais de TI, por possuírem frequentemente raciocínio exato, não são “amigos” de documentação e processos. A natureza prática de seu trabalho os leva a terem prazer em “ver a coisa funcionando” e tentar se livrar da papelada sempre que possível. Entretanto, para uma boa gestão é necessário traçar metas claras e ter ferramentas capazes de mensurar o alcance destas metas.

A Governança de TI boa e eficaz não se inicia com mudanças operacionais, mas com um Plano Diretor de TI que estabeleça metas a serem alcançadas e passos tomados para alcançá-las. O Plano Diretor deve ser claro, tanto para os executivos quanto para a equipe de TI, harmonizando as expectativas e direcionando os investimentos em tecnologia, incluindo capacitação de recursos humanos.

É importante que o Plano Diretor seja aderente aos frameworks de gestão (ITIL, COBIT, PMI, CMMI) que serão aplicados, dependendo das áreas a serem geridas e abrangência do processo.

Execução e monitoração

Enfim, chegamos à parte operacional da Governança de TI. O gestor deve ser capaz de colocar em prática todas as definições do Plano Diretor e mostrar os resultados dos investimentos para os executivos do negócio. Um fator importante nessa fase é a monitoração do andamento e dos resultados dos projetos em TI.

A TI, por sua natureza, opera em áreas de conhecimento distintas que quase sempre contam com equipes e gerentes próprios: Área de Redes, Área de Desenvolvimento, Área de Suporte Técnico, dentre outras. Essa divisão natural dificulta uma visão global da TI por parte do gestor e consequentemente o monitoramento do andamento de um projeto interdisciplinar.

Por isso, é importante que o Gestor conte com uma ou mais ferramentas que apóiem os processos estabelecidos e o muna de informações sobre andamento e resultados.

 

Conclusões

A Governaça de TI boa e eficaz proporciona aos proprietários da organização uma visão clara de como o uso dos recursos aplicados em Tecnologia cooperam no alcance das metas do negócio e proporciona à equipe de TI a direção que deve ser tomada no uso das tecnologias adotadas para apoiar o negócio em seus objetivos.

 

* Marcos Alessandro Siqueira é Gerente de Tecnologia da CPD Informática.

 

Confira os artigos anteriores da série “Uma governança de TI boa e eficaz”.
Acesse a Parte 1  desta série
Acesse a Parte 2  desta série

 

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